No último domingo aconteceu a final da Copa Africana de Nações entre Costa do Marfim e Zambia. A uhlsport estava representada em ambas as equipes nas mãos dos goleiros africanos, motivo de muito orgulho e comemoração para todos nós.
Porém o fato de maior destaque foi exatamente o fato de um goleiro ser a peça decisiva e fundamental na conquista do título.Pela primeira vez, Zambia conquista o título da Copa de maneira emocionante! Com duelo acirrado entre as duas equipes, o tempo normal mostrava um placar de 0x0, com muitas chances desperdiçadas por ambas as equipes. Os goleiros também brilhavam quando os atacntes acertavam o alvo. Eis que o árbitro da partida assinala um penalti para Costa do Marfim aos 25 minutos do 2º tempo. Hora do atacante do Chelsea entrar em cena e justificar seu status certo? Em partes! Drogba assumiu a responsabilidade porém desperdiçou a cobrança. Chutou mal, por cima do gol!
Veio a prorrogação e ambas as equipes partiam para cima porém o que se viu foi um duelo de grandes goleiros preparados e mostrando muita qualidade. Quando não defendiam contavam com a sorte, fator o qual todo goleiro precisa ter! O duelo se encaminhava para os penaltis...
E a disputa foi digna de uma final de campeonato! Após 5 cobranças bem convertidas o duelo ia para cobranças alternadas, aumentando o nervosismo das equipes. Nas 4 primeiras cobranças nenhuma novidade e o placar apontava 7x7. Kolo Toure desperdiçou a oitava cobrança para Costa do Marfim deixando o título nos pés de Kalabra, que também perdeu! A oitava cobrança foi de Gervinho que desperdiçou para a seleção de Costa do Marfim, porém desta vez Zambia não desperdiçou e alcançou o título!
O destaque maior fica para a homenagem que os atuais jogadores de Zambia realizaram para os 18 jogadores mortos em um destastre aéreo em 1993, no mesmo país em que a final deste domingo foi realizada. Parabéns a toda equipe de Zambia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário