Hoje, dia 28 de Fevereiro o italiano Dino Zoff completa 70 anos de vida. O ex-goleiro, famoso por suas grandes defesas e visto no Brasil com um dos principais carrascos daquela que pode ser considerada a maior seleção brasileira de todos os tempos, quando foi responsável pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 1982. Neste mesmo ano o capitão da Azzurra entrava para a história ao se tornar o futebolista mais velho do mundo a conquistar uma copa do mundo.
Zoff, iniciou sua carreira profissional em 1961, aos 19 anos pela Udinese antes de se transferir para Mantova e Napoli onde viu sua carreira alavancar garantindo sua primeira convocação para a seleção italiana. O primeiro título como jogador profissional veio com a própria seleção na Eurocopa de 1968, onde era reserva e atuou apenas em um jogo contra a Bulgaria nas quartas de final.
Em 1972, após a aposentadoria de Enrico Albertosi, Dino Zoff conquistou a titularidade absoluta da meta italiana e com ela praticamente todos os títulos de sua carreira. Transferiu-se para a Juventos(clube que mais atuou em sua carreira, 330 jogos - vale lembrar também que todos foram consecutivos) onde logo no primeiro ano alcançou a marca de 903 minutos sem sofrer gols, 2º maior na história do campeonato italiano. Durante sua carreira como goleiro, Dino fez 570 partidas pela Série A e na seleção de seu país disputou 112 partidas, sofrendo 81 gols(média de 0,72/jogo).
Dino Zoff é uma lenda entre os maiores goleiros da história e também um grande marco para a uhlsport que contou com seu total apoio e dedicação no desenvolvimento de uma linha de produtos exclusiva que levava seu nome. Até hoje, a Super Dino é modelo de sucesso em vendas no Brasil, consagrando além de Zoff diversos goleiros do celeiro brasileiro como os ícones Marcos(ex-Palmeiras) e Rogério Ceni(São Paulo) na conquista de grandes títulos.
Parabéns Zoff!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário